O calor intenso do verão é um grande estímulo para aproveitar o feriado e ir se refrescar em flutuantes, igarapés e piscinas. Além do protetor solar, cuidados para evitar afogamentos são essenciais. O Comandante do pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, Tenente Araújo, alerta que para evitar acidentes, é preciso ter atenção com a profundidade dos rios e com crianças nesses locais.
- Homem morre afogado na praia da Ponta Negra após consumir bebidas alcoólicas
- Corpo de Bombeiros envia militares para combater focos de incêndio em Borba
Além disso, a recomendação é priorizar balneários com salva-vidas, pois caso alguém se afogue haverá um profissional capacitado para realizar procedimentos de reanimação. O uso de bebidas alcoólicas é um agravante, pois, na hora da emergência, a embriaguez atrapalha a tomada de decisões por quem está se afogando ou por quem pode chamar o socorro.
Em caso de acidentes, tentar prestar ajuda sem preparo, pode ser um risco a mais. Por isso, o ideal é buscar guarda-vidas e acionar imediatamente o socorro especializado como o Corpo de Bombeiros, por meio do 193 ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do 192.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar