As ações também contam com o monitoramento e atuação da Sema e do Ipaam.
Até esta quinta-feira 25/07, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas – CBMAM combateu 2.236 focos de calor no Estado. As ações fazem parte das Operações “Aceiro 2024”, deflagrada nos municípios do interior, e “Céu Limpo”, na capital amazonense. Além do combate aos focos de calor, a Corporação intensifica o monitoramento e as ações de prevenção às queimadas, conforme destaca subcomandante-geral do CBMAM, Coronel Menezes.
- Programas União com os Municípios e Floresta+, debate ações para municípios prioritários
- Ifam divulga três editais com a oferta de 945 vagas para cursos técnicos
Ainda segundo o subcomandante, a ações serão intensificadas, a partir de agosto, nos municípios do Sul do Amazonas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema, também, participa das ações integradas e realiza o monitoramento da Região Amazônica como também de outros biomas, ressalta o titular da Pasta, Eduardo Taveira.
O secretário destaca ainda, que as queimadas, com finalidade de limpeza de terrenos, estão proibidas no período da estiagem.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam monitora e fiscaliza focos de calor e de queimadas. O órgão autua e multa o responsável e o empreendimento. Em caso de reincidência no crime, o infrator tem sua área embargada e pode ter o Cadastro Ambiental Rural suspenso.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar