Consumo de gás natural teve alta no Amazonas em 12 meses

O Amazonas é rico em gás natural. O minério é extraído em dois locais diferentes: na bacia do Urucu em Coari e no campo do azulão em Silves. A exploração do gás natural permite que os amazonenses tenham uma alternativa energética eficiente e mais barata. Tanto, que nos últimos doze meses, o Estado registrou um aumento no consumo de gás natural. Boa parte do gás, abastece comercio e fabricas no Distrito Industrial de Manaus. Mas quem também tem consumido muito o gás extraído no Amazonas são os condomínios residenciais. Por ser mais forte o fluído, o fogo do gás natural ajuda a ter mais agilidade e eficiência no preparo dos alimentos. Por esse motivo, a Julia Damasceno optou por usar o produto no restaurante dela, que fica no bairro Aleixo, zona cenrto-sul de Manaus.

O gás natural não é só eficiente. Ele também é mais barato que o gás convencional. Distribuído pela tubulação, o gás natural representa uma redução de até 20%. Esse pode ter sido o principal motivo para o aumento no consumo do Gás natural no Amazonas. Nos últimos meses, os amazonenses consumiram mais de cinco milhões de metros cúbicos do gás natural por dia. Um aumento de 11% em relação à 2022, como explica Clovis Correia Junior, que é diretor técnico da Companha de Gás do Amazonas (Cigás).

Em todo Amazonas já são mais de 17 mil unidades consumidoras de Gás Natural, entre indústria, comercio e residências. Com o aumento na rede de distribuição a Companha de Gás do Amazonas espera um aumento ainda mais acentuado até o mês de dezembro.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet