Consumidor deve ficar atento às promoções falsas e golpes nesta semana de Black Friday

A Black Friday, tradicional campanha com descontos ao consumidor, está marcada para a próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, mas muitas lojas já se anteciparam às promoções. Neste ano, Manaus terá 3.100 lojas físicas participantes e 1.400 online, uma taxa de crescimento de 18% em relação ao ano passado. Em 2021, a média máxima prevista de descontos é de até 50%. A Câmara de Dirigentes Lojistas diz que é em virtude da falta de produtos e preços alterados pela inflação.

Por causa da grande procura pelas promoções sobretudo online, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos orienta que a população fique atenta à possíveis golpes e promoções falsas.

De acordo com o delegado adjunto Rafael Montenegro, as promoções via e-commerce, e-mail, redes sociais e mensagens, durante esse período, têm chances maiores de se tratar de fraude. A orientação é não aceitar qualquer negociação, buscar sites seguros, pesquisar informações sobre o vendedor e ter atenção redobrada em valores muito abaixo do preço de mercado.

Veja as orientações da Polícia Civil:

Receber links de promoções via redes sociais pode causar prejuízos aos dados do usuário, pois existe um programa automático denominado Spyware (programa espião), que se infiltra no computador ou celular para coletar informações pessoais ou confidenciais do usuário de forma ilícita.

As pessoas que tenham sido vítimas desse crime praticado de forma virtual, devem comparecer à Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos com as provas (prints, fotos ou qualquer registro) para formalizar a ocorrência e as equipes possam iniciar as investigações.
O Boletim de Ocorrência também pode ser registrado por meio da Delegacia Virtual.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar