No último dia 16 de agosto, o governo do Amazonas anunciou a recuperação da rodovia AM-352, conhecida como Estrada de Novo Airão. No entanto, não informou o prazo para conclusão dos serviços. O contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (23). E o documento detalha que os 98,60 quilômetros devem estar totalmente asfaltados até o dia 07 de janeiro de 2024.
Isso porque a validade do contrato é de 510 dias, a partir da assinatura da ordem de serviço, em 16/08. Conforme o termo, a empresa contratada foi a Construtora Etam por R$ 219 milhões. O primeiro pagamento à empreiteira já será o correspondente a quase metade do contrato: R$ 107,5 milhões, segundo o DOE.
De acordo com o governo do Amazonas, ainda não há previsão para empenho do restante do pagamento.
A promessa da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) é de que a caixa viária da Estrada de Novo Airão aumente nove metros. A medida deve aumentar a segurança dos usuários.
Além disso, o projeto prevê que todas as curvas mais acentuadas, consideradas perigosas, terão a pista corrigida com superelevação. Ou seja, um dos lados ficará mais alto do que o outro para facilitar a trafegabilidade dos veículos.
A rodovia AM-352 interliga Novo Airão à Manacapuru, Iranduba e à capital Manaus. O município tem potencial para atividades do setor primário e turismo. O principal atrativo turístico é o Parque Nacional de Anavilhanas, um arquipélago com 400 ilhas.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação: Governo do Amazonas