Construindo Novos Caminhos é tema da 48° Assembleia do Regional Norte 1

“Construindo Novos Caminhos” esse é o tema da 48º Assembleia do Regional Norte 1 (AM/RR) que, entre os dias 20 e 22 de setembro, estará acontecendo no Centro de Treinamento Maromba, com a presença dos 12 bispos representando arqui/dioceses e prelazias que compõem o Regional, visando a construção das novas diretrizes da ação evangelizadora a luz do Sínodo para a Amazônia.

O encontro conta com aproximadamente 50 pessoas entre bispos, coordenador(a) de pastoral e mais um leigo(a) de cada arquidiocese e/ou prelazia.

De acordo com o Presidente do Regional Norte 1 e bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian, é um momento de grande importância para a igreja da Amazônia, pois será uma assembleia centrada nos quatro sonhos do Papa Francisco colocados na Exortação Pós-Sinodal Querida Amazônia.

Dom Edson continua falando dos sonhos do Papa. O sonho de uma igreja com rosto amazônico e de uma igreja que lute por seus direitos.

A assembleia ainda é para um número reduzido de pessoas e segue todos os cuidados e precauções contra o Covid-19. Na segunda-feira, 20 de Setembro, houve uma análise de conjuntura apresentada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, sobre este momento crítico que passa o país e como a Igreja, à serviço da vida, manter viva a esperança do povo.

 

 

Na terça-feira, foi realizada a ressonância sobre a fala de representantes das dioceses e prelazias. Entre elas esteve presente a valorização e aproximação das comunidades, intensificação da presença e do estudo da palavra nos serviços já existentes, formação de lideranças, abrir espaços para a juventude, povos distantes com difícil acesso a eucaristia, entre outros pontos que foram avaliados.

Durante a tarde foi feita a divisão de grupos para discutir as novas diretrizes da ação evangelizadora, destaca o Secretário do Regional Norte 1, Diácono Francisco Lima.

A assembleia segue até esta quarta-feira no Centro de Treinamento Maromba.

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar