Na capital amazonense temos muitos migrantes, entre eles os Paraenses que vieram ganhar a vida em Manaus. Junto deles veio a grande devoção por Nossa Senhora de Nazaré que é padroeira do Estado do Pará. Círio, recírio e uma programação de homenagens a Nossa Senhora da Berlinda, também acontecem em Manaus.
A Guarda de Nazaré foi criada em 1973 em Belém do Pará, em e em Manaus a Guarda constituiu-se recentemente. Em algumas edições do círio já havia uma pequena participação e em 2016 o movimento foi fundado. Hoje com 6 anos de existência, conta com 60 integrantes. Vale ressaltar que são apenas homens que participam da atividade.
Segundo o coordenador da Guarda de Nazaré em Manaus, Adelson Dantas, o movimento acompanha a imagem peregrina em eventos, missas e procissões.
Em 2021 com no enfrentamento do pico da pandemia da Covid -19 no estado, a Guarda de Nazaré deu início ao Terço Mariano, a atividade conquistou pessoas de outros estados e teve grande aceitação aqui e decidiram continuar. Com isso, foi criado um livro para serem utilizados nos Terços que são realizados pelo grupo.
O grupo também desenvolve ações de cunho social e estão com uma campanha em parceria com o Encontro de Casais com Cristo – ECC para arrecadar lençóis e fraldas infantis para a Fazenda da Esperança Feminina, onde muitas mulheres internas estão acompanhadas de seus filhos.
Você pode realizar as doações por meio do pix: 9298127138, escrevendo na mensagem FAZENDA DA ESPERANÇA e sua doação será entregue à Guarda de Nazaré. Não esqueça de enviar seu comprovante via direct da Guarda ou para o e-mail guardadenazaremanaus@gmail.com. As doações serão recebidas até o dia 4 de março.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar