Para celebrar os 80 anos de presença na Amazônia, a Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR), mais conhecida como Redentoristas, está com uma programação de comemoração. As atividades acontecem até o dia 22 de julho nas dependências do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, zona centro-sul de Manaus.
Um grupo de missionários redentoristas chegaram à Amazônia em 1943, a convite do Dom João da Mata de Andrade, bispo de Manaus naquela época. Os sacerdotes vinham da Província Redentorista de São Luís (MA), Pe. João McCormick, Pe. José Maria Buhler, Pe. José Elworthy, Pe. Jaime Martin, Pe. André Joerger e Ir. Cornélio Ryan, com a missão de evangelizar nos lugares mais longes da Amazônia onde a igreja ainda não alcançava.
Com o tempo a missão estendeu-se para o interior do Amazonas nos municípios de Manacapuru, Codajás, Coari e Vila Santa Maria; também fizeram residências em Belém (PA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
No último domingo, 16 de julho, foi inaugurado o Centro Pastoral Santo Afonso do Santuário Nossa Senhora Aparecida. O espaço possui dois auditórios, Padre Soares e Padre Clemente com capacidade de 80 a 100 pessoas, além de 14 salas para realização das atividades das pastorais e movimentos, incluindo os serviços sociais, como atendimento psicológico, assistente social, fonoaudiólogo, jurídico entre outros oferecidos pela paróquia para atender a comunidade. Segundo o vice provincial dos redentoristas da Amazônia, Padre Amarildo Luciano, os espaços levam o nome dos padres como forma de homenagem pela vida doada à Amazônia.
Em uma das salas do centro pastoral acontece a exposição “Memorial Redentorista: relembrar é viver”, como fotografias dos mais diversos momentos vividos pela congregação desde 1943 até 2023. A exposição segue até o dia 22 de julho.
A missa solene em comemoração aos 80 anos da presença dos redentoristas na Amazônia será presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner no dia 22 de julho, às 18h no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado na rua Alexandre Amorim, 341 – Aparecida.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar