Congregação das Irmãs de Santa Doroteia completa 190 anos

A congregação religiosa foi fundada por Santa Paula Frassinetti,em 1834. A obra nasceu entre as árvores do Monte Moro, na Itália, e hoje está presente na Europa, Ásia, África, Américas e 22 obras pelo Brasil. As Irmãs Doroteias estão presentes em colégios, paróquias e comunidades carentes.

A primeira ramificação no exterior aconteceu no Brasil. Elas chegaram em 1866, em Recife, para ajudar na evangelização da Diocese de Olinda. Em seguida expandiram os trabalhos para outros estados, entre eles o Amazonas, em 1910. Neste ano fundaram o Colégio Santa Doroteia em Manaus. Já atuaram em Mancapuru, Itacoatiara, Careiro Castanho e na Comunidade de Auxiliadora do Uirapiara na Diocese de Humaitá. Atualmente, estão com serviços religiosos e educacionais em Manaus e em Autazes.

Inspiradas na orientação de Santa Paula de evangelizar através da educação pela via do coração e do amor, as irmãs atualmente atuam no Colégio Santa Doroteia e em serviços pastorais no interior do Amazonas, como explica a Ir. Ildes Lobo diretora da instituição de ensino.

A congregação está expandindo são ações no Brasil. O novo desafio é voltado as pessoas em vulnerabilidade. Em São Paulo, elas atuam em projeto voltado a pessoas em situação de rua, bem como ações voltadas aos imigrantes.

Para comemorar os 190 da congregação, o bispo auxiliar de Manaus, Dom Zenildo, celebrou uma missa no Colégio Santa Doroteia de Manaus, nesta segunda-feira, 12, pela manhã.

 

Ano jubilar

Este é um ano jubilar para para a Congregação já quem elas comemoram os 190 anos da Congregação, 40 anos de Canonização de Santa Paula e 215 anos do Nascimento de Paula Frassinetti.

 

Confira

A Congregação das Irmãs de Santa Doroteia completa 190 anos nesta segunda-feira e terá programação especial

Dom Zenildo parabeniza Congregação das Irmãs de Santa Doroteia pelo trabalho no Amazonas

 

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Colégio Santa Doróteia, divulgação e Hiolanda Mendes