Confira os serviços essenciais durante ponto facultativo do Carnaval no Amazonas

O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo para a segunda-feira, terça-feira e quarta-feira (16, 17 e 18), mantendo o funcionamento dos serviços essenciais durante o Carnaval. Com o decreto, estarão suspensos os expedientes nos órgãos do Poder Executivo Estadual a partir de segunda até a quarta-feira de Cinzas.

No feriado de Carnaval, o 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), localizados nas zonas sul, norte, leste e oeste da capital, além das Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai); em Crimes contra a Mulher (DECCM); e em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), funcionarão em regime de 24 horas para atender registros de ocorrências e flagrantes.

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Homicídios e Sequestros (DEHS) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normalmente no próximo dia útil.

A Polícia Militar manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) manterá 25 unidades de urgência e emergência funcionando 24 horas em Manaus, além da rede hospitalar ativa nos 61 municípios do interior.

Em Manaus, as 25 unidades funcionarão em regime de plantão para atendimento de urgência e emergência: três hospitais e prontos-socorros adultos e três infantis, localizados nas zonas leste, sul, centro-sul e oeste; nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) distribuídos em todas as zonas da cidade; além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova.

As sete maternidades estaduais e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) também funcionarão normalmente, 24h por dia, durante todo o feriado.

Nos municípios do interior, os hospitais funcionarão em regime de plantão 24 horas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que as operações regulares do órgão não irão funcionar de segunda a quarta-feira (16, 17 e 18). Os atendimentos retornam na quinta-feira (19).

Durante os pontos facultativos nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, os serviços da Secretaria de Educação e Desporto Escolar estarão suspensos. As atividades serão retomadas na quinta-feira (19).

Com informações da assessoria

Fotos: Alex Pazuello, Antonio Lima e Arquivo/Secom

  • Sakuratoto