Mais de 850 mil vagas estão disponíveis para rede pública de ensino do AM no ano letivo de 2024

Mais de 850,8 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas, para o ano letivo de 2024. Destas, 272 mil serão para novos alunos, das quais 201,8 mil são para a rede estadual e 70,2 mil para a rede municipal de Manaus.

Mais de 850,8 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas, para o ano letivo de 2024.

As rematrículas automáticas iniciam no próximo dia 18 de dezembro e seguirão até o dia 4 de janeiro de 2024, com um processo realizado pelas próprias escolas. Em seguida, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento de todos os ensinos, no dia 5 de janeiro. Pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 8 e 9 de janeiro, nas novas escolas dos alunos.

Alunos com deficiência têm prioridade de atendimento para transferência e matrícula, nos dias 10 e 11 de janeiro. Após a data, as transferências, o atendimento segue com os estudantes que já são da rede pública do Amazonas, no período de 12 a 16 de janeiro. Esse procedimento poderá ser feito on-line, por meio do site matriculas.am.gov.br, ou presencial nas escolas da rede estadual e municipal de Manaus. A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, anunciou a ampliação de vagas para a educação de tempo integral para o ano letivo de 2024.

“O governador Wilson Lima, em conjunto com o Governo Federal, tem realizado a expansão da oferta de vagas para essa modalidade (tempo integral) até 2027, porém com uma prioridade inicial que, em 2024, a Secretaria de Educação disponibilize 5 mil vagas a mais para 11 escolas que se tornarão de tempo integral na capital e no interior, no próximo ano letivo”, pontuou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves.

Mais de 850,8 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas, para o ano letivo de 2024.

O processo de matrícula para novos alunos e o processo de transferência, tanto da rede estadual, quanto da municipal, também poderão ser realizados de forma on-line, onde deverá ser feito um cadastro prévio; ou presencial, nas escolas públicas. Durante a coletiva, a secretária de educação da Semed, professora Dulce Almeida, falou sobre as novas vagas na rede municipal e destacou as das creches municipais.

“Para o ano letivo de 2024, a Semed terá a capacidade para atender mais de 70 mil alunos, desse total mais de 2 mil serão para atendimento nas nossas creches. Para o próximo ano, vamos inaugurar ainda mais quatro creches e com isso aumentar a nossa capacidade de atendimento de crianças de 1 a 3 anos de idade, em que mais famílias vão poder modificar a vida financeira, já que poderão trabalhar despreocupados, sabendo que os filhos estarão resguardados”, informou Dulce.

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Neste ano, o site matriculas.am.gov.br conta com recursos de acessibilidades para pessoas com baixa visão, cegueira e deficiência auditiva. A Secretaria de Educação disponibiliza, em caso de dúvidas o número 0800 092 5050 ou o e-mail: seduc.atende@seduc.net.