Conferência sobre a Seca na Amazônia reflete papéis da Comunidade e do Poder Público

O evento contou com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade civil.

(Foto: Assessoria da Arquidiocese de Manaus)

(Foto: Assessoria da Arquidiocese de Manaus)

A “Conferência sobre a Seca na Amazônia” aconteceu nesta sexta-feira 09/08, na sede da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, localizada no Centro da capital amazonense. O evento reuniu representantes de comunidades indígenas e ribeirinhas, de Coletivos, Movimentos de Defesa do Meio Ambiente e de Centros de Pesquisas, como a Universidade Federal do Amazonas – Ufam e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa.

Durante o evento, foram discutidas estratégias de enfrentamento da estiagem na Amazônia, além dos impactos enfrentados pelas populações vulneráveis que habitam a região. A “Conferência sobre a Seca na Amazônia” é uma iniciativa do Fórum das Águas do Amazonas proposta na última reunião do Coletivo, que ocorreu no dia 16 de julho deste ano.

(Foto: Assessoria da Arquidiocese de Manaus)

(Foto: Assessoria da Arquidiocese de Manaus)

O padre Sandoval Rocha, coordenador do Fórum das Águas, explica que o principal objetivo da ação é refletir os papéis da Comunidade e do Poder Público na redução desses impactos.

Pesquisador da Ufam e integrante da equipe de elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Manaus – PMRR, Diogo Ribeiro, participou da Conferência e busca a redução dos impactos da estiagem para os grupos vulneráveis.

O geógrafo Douglas Damasceno também participou do evento e contribuiu com a disseminação de conhecimentos adquiridos por meio de uma pesquisa de sua autoria, com foco na água e nos impactos causados pela seca em comunidades ribeirinhas.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar