Francisco de Almeida, de 49 anos, foi preso em uma residência localizada na rua Peruíbe, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Condenado a 33 anos de prisão em regime fechado, ele é apontado como o executor do assassinato da técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro, de 36 anos, ocorrido em maio de 2013.

Condenado por assassinato de técnica de enfermagem é preso em Manaus; mandante do crime segue foragido. Foto: Divulgação PC-AM.
A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), após monitoramento da rotina de Francisco, que é policial militar reformado e levava uma vida aparentemente normal na cidade, como explicou o delegado adjunto da DEHS, Adanor Porto.
- Quatro homens são presos com 101 tabletes de cocaína avaliados em R$ 8,1 milhões em Manaus
- Lula inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus
As investigações apontam que o crime foi encomendado por Alesson Pessoa Mota, ex-noivo da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento com Viviane. Um ano antes do homicídio, ela já havia sofrido uma tentativa de assassinato com características semelhantes. Segundo o delegado, o crime, à época tratado como homicídio qualificado, hoje seria enquadrado como feminicídio.
Além da condenação por homicídio, Francisco também é investigado por envolvimento com uma quadrilha especializada em extorsões mediante sequestro, utilizando documentos falsos para se passar por servidor público e invadir residências.

Condenado por assassinato de técnica de enfermagem é preso em Manaus; mandante do crime segue foragido. Foto: Divulgação PC-AM.
Alesson Pessoa Mota também foi condenado a mais de 37 anos de prisão, mas continua foragido. A Polícia Civil solicita o apoio da população com informações sobre seu paradeiro, que podem ser repassadas de forma anônima pelo disque-denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar