O Governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) anunciou nesta quinta-feira (08) a realização de um concurso público para as forças de segurança com 2.525 vagas. Desde 2011, o Estado não realiza certame para reforçar o efeito. Os concursados vão atuar na Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e no setor administrativo da Secretaria de Segurança Pública, mas as vagas específicas para cada unidade ainda serão definidas após a formação da comissão para elaboração do concurso.
“Semana que vem quando eu assinar a criação das comissões a gente vai dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força”, disse o Governador.
O anúncio foi feito durante uma cerimônia no Centro Integrado de Comando e Controle, com a presença de deputados e vereadores aliados.
Também foi lançado o programa “Amazonas Mais Seguro”, ao custo de R$ 280 milhões para ser executado até o fim de 2022, como construção do batalhão da Rocam, aquisição de armamento, programas educativos de combate às drogas e recomposição de salários. Entre ações está a implantação de um sistema de câmeras, o “Cerco Inteligente de Videomonitoramento”, que vai custar R$ 34,7 milhões, por meio do sistema “Sentry”.
O Secretário de Administração Penitenciária Vinícius Almeida explicou que o sistema não demanda servidores para conferir as imagens, pois é informatizado.
Devem ser instaladas 500 câmeras até setembro, sendo que 21 estão em fase de teste. O Governo informou que a prioridade para instalação das câmeras serão áreas vermelhas, onde há maior índice de criminalidade. A expectativa com as medidas anunciadas é que haja redução da criminalidade no estado.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar