Neste domingo (5), as provas do concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para os cargos de nível médio e médio técnico serão aplicadas em dois turnos. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, 81.173 candidatos estão inscritos para disputar uma das 1.409 vagas oferecidas nesta etapa.
Com a realização das provas, a pasta conclui a fase de exames objetivos do concurso, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e oferece o total de 2.001 vagas, mais cadastro de reserva.
Pela manhã, de 8h às 12h, será aplicada a prova, de caráter eliminatório e classificatório, para os 43.006 candidatos que concorrem a uma das 250 vagas de AS-Assistente em Administração (40 horas). Neste turno, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 6h30 e fechados às 7h45. Os candidatos terão quatro horas para responder 60 questões objetivas, todas de múltipla escolha, e poderão sair da sala a partir de 10h, sem o caderno de questões, e a partir de 11h, com o caderno.
À tarde, de 14h às 18h, a prova, também de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada para os outros 13 cargos de nível médio e médio técnico previstos no edital 002/2021: Agente Comunitário de Saúde II, Assistente em Administração (30 horas), Auxiliar de Saúde Bucal, Contramestre, Programador de Computador, Técnico em Enfermagem (30 horas e 40 horas), Técnico de Manutenção de Equipamento de Informática, Técnico em Patologia Clínica (20 horas e 40 horas), Técnico em Radiologia Médica, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho. O total de inscritos é de 38.167 pessoas, que disputam 1.159 vagas.
No turno vespertino, a abertura dos portões será às 13h e o fechamento às 13h45. A prova também terá duração máxima de quatro horas e os candidatos podem deixar a sala do exame, sem o caderno de questões, a partir das 16h, e com o caderno de questões, a partir das 17h.
A recomendação é que os inscritos cheguem aos locais de prova uma hora antes do horário de fechamento dos portões. Para acesso ao exame é obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição ou comprovante do pagamento da taxa de inscrição e caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente.
Os candidatos poderão entrar com recipientes de água ou lanche, desde que estejam em embalagem transparente e sem rótulo. Durante a prova será exigido o uso de máscara de proteção individual.
Quem ainda não conferiu onde fará a prova deve acessar o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do link https://conhecimento.fgv.br/concursos/semad22/002, e escolher a opção “Consulta ao local de Prova”. A informação será disponibilizada pelo sistema, de modo individual, a partir do CPF do candidato.
Concorrência
O cargo mais disputado nesta etapa do concurso é o de Assistente em Administração (30 horas). São 5.339 inscritos para 20 vagas, o que significa uma relação de 266,95 candidatos por vaga.
Os outros cargos mais concorridos são o de Técnico em Radiologia Médica, com 936 inscritos para as 5 vagas oferecidas (187,2 candidatos por vaga); o de Assistente em Administração (40 horas), que tem 43.006 inscritos para 250 vagas (172,02 candidatos por vaga); e o de Técnico de Segurança do Trabalho, que oferece 2 vagas e teve 248 inscritos (124 candidatos por vaga).
Já os cargos menos disputados são o de Técnico em Enfermagem (30 horas), (com 18,3 de candidatos por vaga); o de Programador de Computador (18,9 candidatos por vaga); e o de Contramestre, que tem uma relação de 19 candidatos por vaga.
Leia também:
Fonte: Semsa
Fotos: Semsa