
Conclave inicia com juramento dos cardeais e entrada solene na Capela Sistina
O Conclave para a escolha do novo Papa teve início nesta quarta-feira, 7 de maio, com um momento de grande solenidade: o juramento dos cardeais e sua entrada na Capela Sistina. Os 133 cardeais eleitores de 71 países responsáveis por eleger o novo líder da Igreja Católica, adentraram a capela e prestaram o juramento de respeito às regras do conclave e de sigilo absoluto sobre as deliberações, tanto de forma coletiva, quanto individual.

Padre Flávio Gomes, Pároco da |Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, em Manaus
Em Manaus, uma Celebração Eucarística foi realizada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, em intenção ao conclave. A missa contou com a participação de fiéis que, com fervor, rezaram pela orientação divina na escolha do novo Papa.
Para a aposentada Joana Darque, este é um tempo de união entre os fiéis, clamando ao Espírito Santo por um novo governo para a Igreja.
Milhares de fiéis em todo o mundo acompanharam atentamente os meios de comunicação, aguardando o anúncio da fumaça que indicará a conclusão da escolha do novo pontífice. O advogado Daniel Andrade compartilhou sua esperança e expectativa neste momento histórico.
O início do Conclave é um momento de grande expectativa e oração para os cardeais e para toda a Igreja Católica. Os cardeais, cientes da imensa responsabilidade que carregam, estão se preparando para tomar uma decisão que afetará a vida de milhões de católicos em todo o mundo. O bispo auxiliar de Manaus, Dom Samuel Lima, ressaltou a importância desse processo.
Nesta quinta-feira, 8 de maio, espera-se que a primeira fumaça saia por volta das 04h30, horário local. Durante os dias de votação, até quatro momentos de anúncio da fumaça podem ocorrer: dois pela manhã (às 04h30, caso haja fumaça branca, e às 06h00, independentemente da cor da fumaça), às 11h30 (apenas se houver fumaça branca) e às 13h00 (com fumaça branca ou preta).
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens: Vatican News