Conclave: Entenda como funciona a eleição de um novo Papa

O doutor em liturgia, Frade Ricardo Farias, apresenta os livros que explicam o processo de um Conclave.

A Santa Sé confirmou que o conclave para a escolha do novo Papa terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada após as tradicionais reuniões preparatórias entre os cardeais, conhecidas como congregações gerais, nas quais são discutidas questões da Igreja e o perfil desejado para o futuro pontífice.

O conclave será realizado na Capela Sistina, no Vaticano, em um processo sigiloso que remonta ao século XIII. Participam da votação os cardeais com até 80 anos de idade, responsáveis por eleger o novo Papa. Durante o processo, eles permanecem isolados do mundo exterior, o que reforça o clima de oração e reflexão. Entre os eleitores, estão sete cardeais brasileiros, incluindo o arcebispo metropolitano de Manaus, cardeal Leonardo Steiner.

Cada sessão de votação pode ocorrer até quatro vezes por dia. O resultado é sinalizado pela tradicional fumaça: preta, em caso de indecisão, e branca, quando um novo Papa é eleito, como explica o frade capuchinho e doutor em Liturgia, Frei Ricardo Farias.

O mundo inteiro acompanhará atentamente cada sinal vindo da Capela Sistina, enquanto a Igreja se prepara para a eleição do novo sucessor de São Pedro. Frei Ricardo convida os fiéis a se unirem em oração pela escolha do novo pontífice.

Acompanhe a entrevista completa :

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto