Comunitários da RDS Puranga Conquista soltam mais de 1 mil quelônios no rio

Práticas de preservação do meio ambiente são importantes aliadas na manutenção das florestas, rios e garantia da vida dos animais. Comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista realizam constantemente ações dessa natureza.

Eles fizeram a primeira soltura de quelônios do ano, com 1.130 quelônios devolvidos ao habitat natural. A ação aconteceu na comunidade Barreirinha, localizada em Manaus. O Projeto Pé-de-Pincha norteia as atividades, e os trabalhos iniciam entre agosto e setembro. Os comunitários fazem a coleta dos ovos nas praias, campinas e barrancos, e colocam nas chocadeiras, que simulam o habitat natural do animal.

A atividade faz parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc). Moradores das comunidades Barreirinha e São Francisco do Chita foram responsáveis pelo monitoramento ao longo de seis meses das espécies irapuca (Podocnemis erytrocephala) e cabeçudo (Peltocephalus dumeriliana).

A iniciativa também envolve as crianças, que participam de atividades de educação ambiental e do cuidado com as espécies. Alunos da Escola Indígena Municipal Puranga Pisasu, localizada na comunidade Nova Esperança, estiveram presentes para acompanhar a soltura e conhecer mais o trabalho realizado pelos monitores.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Noir Miranda/Sema