Na semana que antecede o 5º Congresso Missionário Nacional, as comunidades católicas de Manaus recebem missionários de todo o Brasil. Os evangelizadores vivenciam experiências diversas nessas comunidades, algumas periféricas, da capital amazonense. Ricardo Cavalcanti é missionário da Arquidiocese do Estado da Paraíba e explica sobre a reflexão que está sendo proposta pela Igreja.
- Catedral Nossa Senhora da Conceição inicia preparativos para a festa da padroeira
- Missionários iniciam semana de imersão antes do Congresso Missionário Nacional, em Manaus
O missionário destaca, ainda, que a Semana Missionária é um combustível para fortalecer a missão.
O projeto citado por Ricardo é desenvolvido pela Comunidade Francis Clariana, localizada no bairro Terra Nova 2, na zona Norte da cidade. O local, vinculado à Área Missionária Santa Helena, desenvolve diversas atividades com pessoas em situação de vulnerabilidade social, conforme destaca a coordenadora da comunidade, Irmã Neuma Garcias.
A missionária Marisete Ruguwski é natural de Cascavel, no Paraná, e também foi acolhida pela comunidade Francis Clariana. Ela destaca a importância do acolhimento e do convívio com outras realidades.
Além dessas atividades, a comunidade que existe há mais de 19 anos, também, atende 113 famílias com a distribuição de cestas básicas e oferece cursos profissionalizantes, de dança, música e teatro aos moradores da área.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar