Com a chegada das festas de fim de ano, muitas pessoas estão em busca de presentes e viagens para aproveitar o período festivo. O comércio eletrônico é o mais procurado devido à facilidade e praticidade em comprar de casa, o que pode ocasionar um crescimento dos crimes cibernéticos ligados a sites fraudulentos, se a vítima não estiver atenta ao que está acessando.
De acordo com o delegado Antônio Rondon, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), uma das principais formas de fraudes cibernéticas é a manipulação do Uniform Resource Locator (URL), um endereço eletrônico que permite que o site ou blog seja encontrado na internet.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, nos últimos três meses o Amazonas teve 985 casos de estelionato na internet. De acordo com o titular da especializada, um monitoramento feito pela polícia civil aponta que 98% dos golpistas estão fora do estado.
O delegado ressalta que o Boletim de Ocorrência pode ser registrado nas unidades policiais mais próximas da vítima, ou na Delegacia Virtual por meio do site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar