Compensa recebe nova Unidade de serviço de apoio Emergencial à mulher vítima de violência

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas apontam que no primeiro semestre de 2021, houve 10.403 registros de ocorrência por mulheres vítimas de violência doméstica. Por dia, cerca de 60 mulheres, procuram socorro junto a Polícia Militar. Manaus concentra a maioria dos registros são 9.600 vítimas.

Para amparar este público que sofre com a violência doméstica e familiar foi inaugurada nesta terça-feira uma nova unidade do SAPEM – Serviço de Apoio Emergencial à Mulher, localizado no Anexo ao 8° Distrito Integrado de Polícia, rua 27 de Novembro, bairro Compensa.

Conforme a delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher da zona centro-sul, o serviço vai facilitar o atendimento às vítimas.

O Serviço funciona 24 horas. Entre os serviços ofertados estão  acolhimento social e psicológico, além de encaminhamentos, considerando a especificidade da demanda nas áreas de saúde, assistência social, justiça, educação, trabalho e renda, esporte e lazer. Há ainda, realização de oficinas populares de prevenção à Violência Doméstica.

É possível conhecer a rede de proteção às mulheres no Amazonas acessando a cartilha “Mulheres, seus direitos não estão em quarentena!”, disponível no site da Sejusc, no endereço eletrônico sejusc.am.gov.br.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: Denise Pêgo/Sejusc