Parlamentares e entidades debatem como tornar Manaus uma ‘Cidade inteligente’

Manaus – Uma cidade inteligente é aquela que utiliza a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos habitantes e fomentar o crescimento econômico, sem abdicar da preservação ambiental. Para tentar colocar Manaus neste patamar, uma audiência pública com vereadores, representantes de secretarias municipais, Institutos de Tecnologia do Amazonas, além de empresários de São Paulo, Jerusalém e Portugal discutiu ideias.

Segundo o vereador João Carlos, uma das metas é acelerar o desenvolvimento econômico e o dia a dia da população.

Os parlamentares devem apresentar ao prefeito de Manaus, David Almeida, propostas para fomentar soluções tecnológicas voltadas a Manaus, visando melhorias na Gestão Pública. O vereador Willian Alemão relata que o processo beneficiará a população.

Cidades inteligentes não podem ser consideradas um conceito do futuro, mas do hoje. Um caminho possível para tornar este termo uma realidade é o uso de soluções inovadoras, tecnologia, internet e uso de celulares  para conectar e melhorar a infraestrutura, eficiência, conveniência e qualidade de vida de residentes e visitantes.

O secretário municipal do trabalho e inovação Radyr Júnior, afirma que este trajeto vem sendo traçado com eventos de tecnologia desde 2021.

Na prática, Manaus ainda caminha a passos lentos. Isso é o que aponta o último Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes elaborado pela Conexis Brasil Digital e pela Abrintel – Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações. Entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, com oferta de serviços considerados inteligentes ao cidadão, Manaus ocupa a 96ª colocação.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação Semcom e Semef

Arquivo / Semcom