Em visita oficial ao Brasil, a comitiva alemã busca fortalecer as relações econômicas e a cooperação na proteção climática, além de conhecer ações de conservação para entender as prioridades de aplicação de recursos por meio do Fundo Amazônia. A delegação é formada por representantes de empresas de setores como bioeconomia, energia e tecnologia, além da imprensa alemã.
A equipe visitou a comunidade indígena Três Unidos, próxima a Manaus, para conhecer projetos de proteção à floresta e melhoria de vida dos ribeirinhos. O vice-chanceler e ministro federal da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, durante discurso aos moradores da comunidade, em sua maioria indígenas Kambeba, destacou a importância dos amazônidas na proteção da região.
A localidade é uma das 13 que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Negro Setor Aturiá-Apuauzinho. Na Rede de Desenvolvimento Sustentável (RDS), o poder estadual tem apoiado atividades como o monitoramento e conservação de quelônios no rio Cuieiras e o Turismo de Base Comunitária. O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou a visita da comitiva.
Por meio dos recursos provenientes do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, fruto de um contrato firmado com Governo do Amazonas, por meio da Sema, o Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Amazonas vem ganhando força, além de ações voltadas a agricultores buscando o uso sustentável do solo em unidades de conservação estadual, entre outras atividades.
Rádio Rio Mar
Foto: Alex Pazuello/Secom