A Comissão de Ecologia Integral de Manaus esteve no dia 17/06, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, para apresentar as iniciativas desenvolvidas em prol da ecologia integral na região amazônica.
Entre as pautas esteve a apresentação de ações de ecologia integral desenvolvidas em diferentes arquidioceses, o planejamento prévio para a Campanha da Fraternidade (CF) 2025 e as articulações para a COP 30 que será realizada em setembro de 2025, na cidade de Belém.
A partir de uma pesquisa da CNBB, seis arquidioceses foram selecionadas para a identificação de ações sobre ecologia integral desenvolvidas na Igreja do Brasil. A representante da comissão manauara, Andreza Weil, apresentou as atividades realizadas na Arquidiocese de Manaus.
O termo “ecologia integral” abrange não apenas a preservação ambiental, mas também aspectos econômicos, sociais, culturais e pessoais, defendendo uma abordagem holística para a sustentabilidade e o bem-estar humano.
A iniciativa busca alinhar princípios da doutrina social da Igreja Católica com a necessidade urgente de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar