O comércio varejista do Amazonas fechou 2023 com alta de 3,1% na comparação com o ano anterior. O Estado passou a ocupar a 8ª posição no ranking nacional, entre aqueles que obtiveram maior crescimento no período.
O crescimento de 3,1% foi registrado no acumulado do ano de 2023, na comparação com o ano anterior. A alta foi ainda maior, na comparação entre os meses de dezembro do ano passado e de 2022, chegando a 3,2%. Já o mês de dezembro quando comparado ao anterior, novembro, o volume de vendas do comércio varejista do Amazonas registrou avanço de 1,5%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Manaus registra redução de 28,6% nas mortes no trânsito em janeiro de 2024, aponta IMMU
- Governo do Amazonas contrata estudo para implementação de loterias estaduais
De acordo com o chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, Luan Rezende, o bom desempenho do setor, no mês de dezembro, ajudou a fechar 2023 com números positivos.
Ainda segundo Rezende, a alta de 3,1%, em 2023, colocou o Amazonas entre os Estados brasileiros que registraram maior crescimento no volume de vendas do comércio.
Já no âmbito nacional, as vendas, em dezembro, tiveram retração de -1,3% em relação ao mês anterior. Já na comparação com o mesmo mês de 2022, a melhora foi de 1,3%. No acumulado do ano, o comércio brasileiro elevou as vendas para 1,7%. O Estado do Tocantins ficou na liderança em crescimento de vendas, com 11,6%, e a Paraíba teve o pior desempenho, com -9,3%.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar