Comerciantes da Feira do Santo Antônio exigem melhorias na estrutura após enxurrada

O Fábio Fernandes tem uma loja de assistência técnica de celulares e computadores na Feira do Santo Antônio, que fica ao lado da Câmara Municipal de Manaus. Ele registrou o vídeo que circulou nas redes sociais de enxurrada caindo pelo telhado em cima dos boxes, durante a forte chuva de segunda-feira. Ele ainda não terminou de contabilizar, mas o prejuízo já passa de  R$12 mil.

“Perdi tudo, fora que  vou ter que arrumar dinheiro, sabe se lá de onde para indenizar os clientes. Perdi equipamento de cliente, telefone de cliente molhou, computador impressora. De onde vou tirar dinheiro para indenizar meus clientes, é isso que eu estou sem entender de onde vou tirar dinheiro para pagar o que eu devo”, relatou o comerciante.

Fábio trabalha há 9 nove anos no local e é a quarta vez que ele tem prejuízo por causa da péssima estrutura da feira. “Toda chuva acontece, não é problema de obstrução como eles estão dizendo. Essas calhas estão todas furadas, se filmar vai ver que a gente coloca as mantas térmicas na calha, que a gente já está tentando reparar há mais de 10 anos. Teve uma pintura há 10 anos, pintaram os ferros e a feira, não reformaram nada. O banheiro está depredado”, contou.

A mercadoria do box da Andreza também molhou e ela cobra melhorias, porque além do prejuízo, as vendas também caem. “Molhado está, agora tem que ver se está funcionando, são quase R$ 3 mil só de mercadoria, são caixinhas um pouco caras. Na primeira vez que teve a chuva, a gente conseguiu salvar ainda porque a gente estava na loja, mas como foi à noite, ninguém estava e não deu pra ver. Para melhorar, principalmente o telhado e o esgoto, porque quando chove fica tudo jogado”, disse.

A prefeitura informou que há um projeto em conjunto com o Governo do Estado para reformar a estrutura e transformá-la em uma feira shopping, mas está em fase de licitação. O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal Renato Júnior esteve no local e prometeu melhorias.

“Nós fizemos esse convênio, o valor foi empenhado sexta-feira e enviaremos agora para licitação. Logo estaremos licitando a reforma dessa feira, que será referência para esse bairro. Será uma feira shopping, uma parte dessa feira será uma praça de alimentação, em outra parte ficarão frutas, açougue, peixes, legumes e em outra parte algumas lojas”, contou.

Após relatos de vandalismo na Feira, a prefeitura prometeu fechar os portões de acesso para impedir a entrada de vândalos.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar