As 10.156 doses da vacina CoronaVac produzidas pelo instituto Butantan, em São Paulo, desembarcaram em Manaus na manhã dessa quarta-feira (17). As vacinas não fazem parte do Plano Nacional de Imunização e foram destinadas exclusivamente ao Amazonas para um estudo realizado pela Fundação de Medicina Tropical, em parceria com a UEA, Universidade do Estado do Amazonas, e a Fapeam, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
A vacinação começa nesta quinta-feira (18) na Escola Normal Superior da UEA, na Djalma Batista.
Calendário:
18/03: 49 anos
19/03: 48 anos
20/03: 49 e 48 anos
Com essas doses será possível vacinar os trabalhadores da Secretaria de Estado de Educação, UEA e Secretaria de Segurança Pública que têm algum tipo de comorbidade. 5 mil trabalhadores terão as duas doses da vacina contra a Covid-19 antecipadas. As três instituições participantes possuem cerca de 20 mil servidores e a estimativa é que 25% faça parte do público alvo.
O objetivo principal do estudo CovacManaus é identificar se a aplicação da vacina em pessoas com comorbidades é eficaz na prevenção das formas graves da doença e se há garantia de imunidade para as variantes do coronavírus.
Para participar é preciso ter entre 18 e 49 anos ser vinculado à segurança pública, como as polícias militar e civil, Detran e Corpo de Bombeiros, à UEA ou Seduc e ter alguma comorbidade comprovada por meio de laudo médico.
O interessado em participar e receber a vacina pode preencher um termo de consentimento no site ipccb.org para agilizar o processo e ficar atento ao cronograma de chamada por idade.
Ouça a reportagem:
Ana Maria Reis – Rádio Rio Mar