Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes serão intensificadas em Parintins

O 56° Festival Folclórico de Parintins terá reforço no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.// A medida é resultado de uma parceria entre o governo do Amazonas com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O anúncio dessa medida foi realizado em Parintins durante o lançamento do festival na Ilha Tupinambarana.

De acordo com o oficial de educação do Unicef, Mateus Rangel, que este no evento, o trabalho será desenvolvido de forma preventiva, envolvendo jovens, adolescentes, escolas e os equipamentos públicos do município, além das ações protetivas por meio das redes de proteção municipal e estadual.//

Para o desenvolvimento das atividades será elaborado um calendário de ações, antes da realização do evento, que envolve qualificação e treinamento das equipes do Governo do Estado, segurança e assistência. Durante o Festival de Parintins, haverá equipes de fiscalização em sistema de plantões atuando em frentes variadas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

As ações não ficarão restritas apenas ao Festival da Ilha Tupinambarana. As atividades serão realizadas por meio da campanha: “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime”. No Amazonas, o trabalho será desenvolvido pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Hospedagens, restaurantes, agências de turismo, transportadoras turísticas, serão alvos das ações, alertando sobre o crime sexual através de informativos, abordagem nas ruas, contato do disque 100 e dando suporte aos encaminhamentos de órgãos competentes.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Alex Pazzuelo e Janailton Falcão