Com o tema voltado à COP30, Romaria das Águas marca o Dia Mundial da Água, em Manaus

A edição de 2025 da Romaria das Águas reuniu neste sábado, 22, organizações, ativistas, comunidades ribeirinhas, indígenas e cidadãos comprometidos com a causa ambiental.

Com o tema “Nossas vozes na COP30 em defesa da Água e da VIDA na Amazônia”, os participantes embarcaram no Porto da Ceasa com destino ao encontro das águas.

Antes e durante o trajeto diversas denúncias e alertas foram feitos quanto a crise climática e socioambiental que afeta a Amazônia, uma das regiões com maior quantidade de recursos hídricos.

O coordenador do Fórum da Águas, padre Sandoval Rocha, fala sobre a importância de abordar o assunto às vésperas da COP30, a ser realizada em novembro no Pará.

Já a conselheira do Instituto Sumaúma, Fátima Barbosa, ressalta que a sociedade civil da Amazônia precisa se unir para reivindicar um modelo de desenvolvimento que respeite a vida, os povos e os territórios.

A Romaria das Águas é coordenada pelo Fórum das Águas, coletivo de organizações da sociedade civil pela incidência e mobilização por políticas públicas que assegurem a gestão sustentável e o acesso universal à àgua. O evento acontece anualmente no dia Mundial da Água.

 

Rádio Rio Mar

Fotos: Tania Freitas

  • Sakuratoto