A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – Sejusc reforça os atendimentos a migrantes, refugiados e apátridas, no Estado. Em 2025, a Gerência de Migração, Refúgio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo já atendeu mais de 38 mil pessoas.

(Foto Divulgação)
Neste ano, já foram atendidos 38.048 migrantes, refugiados e apátridas no Amazonas. Dentre os serviços ofertados, estão acolhimento, retirada de documentação, serviços sociais, garantia de direitos nacionais e políticas de combate à exploração e trabalho escravo.
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O Estado conta com três unidades: o Posto de Recepção e Apoio aos Migrantes e Refugiados, localizado na avenida Torquato Tapajós; Posto de Interiorização e Triagem, que funciona dentro do PAC Compensa; e o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, no Aeroporto Internacional de Manaus.

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A gerente de Migração, Refúgio e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, Luciane Lima, explica que a capital amazonense conta uma estrutura de recepção temporária dessa população.
Ainda segundo a gestora, Posto de Interiorização e Triagem, que funciona dentro do PAC Compensa, é a unidade responsável por emitir e regularizar a documentação desses grupos.
Além da gestão dos três postos de atendimento, a Gerência também atua diretamente no combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo, e integra a Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública – MJSP.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar