O Seminário Arquidiocesano São José realizou na noite do último sábado, 26 de agosto, a grande festa das comunidades. A atividade foi marcada pela arrecadação de uma tonelada de alimentos não perecíveis que foram destinados às Cáritas Paroquiais e serão distribuídos para famílias em vulnerabilidade social.
Quem chegava no seminário era recebido com alegria. Um grupo de jovens com balões, cartazes e muita música recepcionou as famílias, religiosos, padres e os agentes de pastorais, serviços e movimentos da arquidiocese. A coleta dos alimentos aconteceu próximo da entrada da festa.
A equipe da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Educandos, foi a responsável pela organização dos alimentos. Todo material recebido já ia sendo preparado em sacos de rancho, pronto para entrega nas Cáritas Paroquiais. De acordo com a coordenadora da equipe, Ana Beatriz, essa é uma forma de ajudar quem está por perto e que tanto precisa.
O evento contou com apresentações musicais, danças folclóricas, teatro e a banda do seminário. A parte gastronômica foi a mais procurada da festa. Toda a alimentação foi doada, preparada e vendida por voluntários com valores acessíveis.
Um diferencial é a Feira Vocacional que acontece na parte interna do Seminário. Este é um espaço de exposição de congregações, carismas, comunidades de vida, pastorais e movimentos existentes na arquidiocese. Segundo o vice-reitor do seminário, Padre Rubson Vilhena, a iniciativa é um celeiro de novas vocações.
Ouça a matéria em áudio:
Em comunhão com o 3• ano vocacional o evento refletiu o tema: Vocação, graça e missão e lema: “Reconheceram-no ao partir o pão”, em alusão a Campanha da Fraternidade (CF) 2023. O reitor do seminário, padre Zenildo Lima, destaca que o coração arde na medida em que a igreja tenha sensibilidade, e onde a juventude encontre as respostas que precisa.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar