O colégio Santa Dorotéia completa 114 anos de existência nesta segunda-feira, 7 de outubro. A unidade é considerada a primeira escola católica de Manaus dirigida por uma congregação religiosa e a primeira unidade escolar particular da capital amazonense. Ela surgiu a partir da solicitação de Dom José Lourenço da Costa Aguiar, primeiro bispo do Amazonas, que solicitou a Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia a instalação das religiosas em Manaus para a administração de uma escola.
A escola cultiva princípios cristãos católicos. O carisma é um dos seus diferenciais, evangelizar através da educação, educar evangelizando e evangelizar educando pela via do coração e do amor, com inspiração em Santa Paula Franssinetti, que fez de Jesus Cristo o centro de sua vida, como explica a diretora da instituição, irmã Ildes.
Diversas gerações foram formadas educacionalmente ao longo dos 114 anos do colégio Santa Doroteia. A estudante de Direito da Universidade Federal do Amazonas, Joane Silva, estudou desde a educação infantil até o ensino médio. A escola tornou-se a sua segunda casa.
Já a estudante Valentina Queiroz de 7 anos relata as descobertas e o contato com os princípios cristãos.
O colégio passou por mudanças em mais de um século de existência. Atualmente, as unidades educacionais das Irmãs Dorotéias no Brasil estão constituídas em rede.
Para comemorar os 114 anos de existência da escola, nesta segunda-feira diversas atividades internas e missa acontecerão na unidade escolar, além do lançamento do ano de festividade. Serão 12 meses de preparação para a comemoração dos 115 anos de presença evangelizadora das Irmãs Dorotéias no Amazonas, a ser comemorado no próximo ano.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Divulgação