O Judiciário do Amazonas realiza mutirão de registro civil na capital e no interior período de 12 a 16 de maio. A ação é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça e busca erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas em situação de vulnerabilidade.
O mutirão será realizado simultaneamente em todo o Brasil. No Estado, as ações são coordenadas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) que deu início aos preparativos para o mutirão que agregará diversos órgãos públicos em um esforço conjunto para favorecer a cidadania por meio da oferta de serviços gratuitos.
O mutirão de cidadania vai ocorrer no Centro de Convenções Vasco Vasques e, no interior, no município de Humaitá. Ações com o mesmo objetivo também estão previstas para serem realizadas pelo Poder Judiciário Estadual nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, em Tabatinga e em Boca do Acre.
Para a população, o “Registre-se” disponibilizará serviços como o de expedição de certidões de nascimento (1.ª e 2.ª vias); retificação de certidões de nascimento; expedição de RG; expedição de CPF e outros documentos básicos.
Rádio Rio Mar
Foto: Chico Batata