A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regional Sul 2, lançou um subsídio de orientação política destinado às eleições de 2024. O documento, elaborado por especialistas e membros da igreja, visa oferecer diretrizes e reflexões à luz dos princípios éticos e sociais da doutrina católica.
O documento busca orientar os fiéis e a sociedade em geral na escolha consciente de seus representantes políticos, promovendo um debate embasado em valores como justiça, solidariedade e defesa da vida.
O subsídio não apresenta partidos ou candidatos específicos, mas propõe critérios para uma análise crítica e responsável das propostas apresentadas pelos candidatos políticos, como explica o integrante do Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois, Frei Paulo Xavier.
A cartilha está disponível em formato digital e será distribuída nas paróquias e dioceses da região, bem como divulgado em canais oficiais da CNBB e das dioceses locais. A expectativa é de que ele contribua significativamente para um processo eleitoral mais esclarecido e comprometido com o bem comum.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar