Com o objetivo de oferecer apoio espiritual, solidariedade e informações fundamentais para o povo do Rio Grande do Sul, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É tempo de cuidar do Rio Grande do Sul”, retomando uma iniciativa que ocorreu durante a pandemia de Covid-19.
O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma variedade de desafios, desde questões socioeconômicas até crises de saúde. A iniciativa visa unir esforços para ajudar aqueles que mais precisam, conforme explicado pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.
A campanha será dividida em três eixos: oração, solidariedade e informação. No eixo da oração, busca-se incentivar a realização de momentos comunitários para que haja intenções pelos que sofrem no Rio Grande do Sul. A campanha vai estimular as pessoas a compartilharem suas iniciativas de oração por meio da hashtag #EuRezoPeloRS.
No eixo da solidariedade, a campanha conta com gestos concretos, como doação de PIX para o Sul 3 da CNBB, arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas em bom estado, que podem ser entregues em pontos de coleta.
Já o eixo da informação visa produzir conteúdo correto, a fim de propagar mensagens verdadeiras, com transparência em relação às doações, ações de parceiros, entre outras iniciativas no país.
Mais de 2,3 milhões de pessoas foram atingidas pelas enchentes. Cerca de 654 mil tiveram de deixar suas casas. Dessas, 72 mil estão vivendo em abrigos e mais de 85 continuam desaparecidas.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar