A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), publicou uma nota em solidariedade a Dom Rolando Álvarez, condenado a 26 anos de prisão na Nicarágua. Na mensagem a CNBB reafirma a sua comunhão com a Igreja Católica em todo o mundo e suplica respeito e dignidade da Nicarágua diante das pessoas.
Dom Álvarez foi condenado por um juiz da Nicarágua a 26 anos de prisão, um depois de se recusar a embarcar com 222 presos, entre sacerdotes e políticos para o território americano.
O Papa Francisco também lamentou o ocorrido e afirmou: “Rezo por eles e por todos os que sofrem nesta querida nação. Peço as vossas orações”.
Para o pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, Padre Alex Palmer Sampaio Ribeiro Sj, a atitude do bispo encoraja as pessoas a confirmarem e viverem a sua fé sem medidas, é como um facho de luz.
A Nicarágua sofre uma grave crise política dominada pelo Presidente Daniel Ortega. A diocese de Matagalpa no norte do país, onde Dom Álvarez é bispo, vem sendo perseguida há algum tempo. Em maio do ano passado, a TV Merced foi fechada. Somente em 27 de junho a Diocese foi notificada com as razões de Ortega. Álvarez já foi ameaçado de morte várias vezes.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar