A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, realizam na próxima quinta – feira, 1° de setembro, uma Jornada de Oração e Missão pela Paz na Nicarágua. A iniciativa visa unir os cristãos neste momento difícil em que os católicos que residem no país, sofrem perseguições.
Há dois anos a CNBB e Ajuda a Igreja que Sofre (ACN) realizam orações acerca da realidade de diferentes países, e promovem jornadas de oração. No dia 1° de setembro, a igreja convoca a união dos católicos em intenção dos cristãos que sofrem por expressar a fé.
Frei Erick Marín Carballo, da Ordem Franciscana Conventual e natural da Costa Rica 423 km da Nicarágua, entende bem o que os católicos tem enfrentado, e destaca que o momento é de unir força, para que a população possa usufruir dos seus direitos, entre eles a liberdade de expressão.
Ouça a matéria com áudio:
Recentemente o Governo da Nicarágua fechou oito emissoras católicas, expulsou religiosos e tem destruído imagens e símbolos católicos. O Papa Francisco se pronunciou diante do caso.
“Acompanho de perto com preocupação e tristeza a situação que se criou na Nicarágua, que envolve pessoas e instituições. Gostaria de expressar minha convicção e minha esperança de que, por meio de um diálogo aberto e sincero, se possam encontrar as bases para uma convivência respeitosa e pacífica. Peçamos ao Senhor, por intercessão da Puríssima, para que inspire esta vontade concreta no coração de todos.”
Frei Erick afirma que é importante fazer visível aquilo que está oculto, e buscar denunciar as situações, observando de onde elas estão chegando.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar