CNBB convida igreja a realizar gestos concretos durante Jornada Mundial dos Pobres

CNBB convida todas as dioceses a realizarem gestos concretos durante Jornada Mundial dos Pobres

De 9 a 16 de novembro de 2025, a Igreja Católica em todo o mundo celebrará a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), com o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). Inspirada pelo convite bíblico à esperança, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o compromisso da Igreja com as pessoas em situação de pobreza.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast), motiva dioceses, paróquias e comunidades a realizarem a Jornada não apenas como um único dia, mas como uma semana inteira de mobilização. O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, reforça o convite para que cada comunidade promova momentos de encontro fraterno, de acolhida e de escuta.

Em sua mensagem para esta edição, o Papa Leão XIV recorda que ajudar os pobres é uma questão de justiça, muito antes de ser uma questão de caridade, apontando para a necessidade de enfrentar as causas estruturais da pobreza que atingem especialmente os povos negros e as populações periféricas.

Para orientar as ações pastorais durante a Jornada, a CNBB preparou um subsídio com propostas de reflexão e atividades concretas. O material traz também sugestões para o pós-jornada, incentivando a continuidade das iniciativas solidárias nas comunidades.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto