A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (28), por ocasião do Dia de Finados, celebrado dia 2 de novembro, a campanha “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum”. A iniciativa convida os brasileiros a plantarem uma árvore em homenagem aos que faleceram, especialmente de Covid-19.
A campanha foi idealizada na Arquidiocese de Manaus. No último dia 9 de outubro, ao divulgar as orientações para as celebrações do Dia de Finados, o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, pediu que todas as comunidades iniciassem as celebrações com o plantio de uma árvore, em memória daqueles que morreram na pandemia do novo coronavírus.
A programação divulgada no dia 9 também informa a realização da Missa do dia 2 de novembro às 7h30, na Catedral Metropolitana de Manaus, como explica o pároco, padre Husdon Ribeiro.
Na Missa do dia 2 acontecerá o lançamento da “Campanha Árvore da Esperança”, na qual a população poderá buscar as mudas abençoadas por Dom Leonardo até o dia 8 de dezembro, como afirma o padre Hudson Ribeiro.
Segundo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, a CNBB pediu à Arquidiocese de Manaus para tornar a campanha nacional.
A CNBB pede que as pessoas também publiquem a foto do plantio da árvore no Instagram, com a história de quem receberá a homenagem, com a hastag #CuidarDaSaudade, pois as fotos serão publicadas no hotsite da campanha.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/CNBB