Nesta semana, a Câmara Municipal de Manaus instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e de outras pessoas atípicas (FPTEA+).
A coordenação dos trabalhos é de responsabilidade do vereador Eurico Tavares (PSD); já na vice-presidência, está o vereador Sérgio Baré (PRD). A iniciativa é vista como um passo importante na representação e melhoria das políticas públicas na área da saúde, qualidade de vida e acessibilidade.
Tavares destaca que essa é a primeira Frente Parlamentar voltada para pessoas atípicas no Norte do país, e, com isso, a defesa dessas pessoas ganha força.
Durante a implementação, foram discutidas as primeiras ações a serem realizadas pela Frente Parlamentar, a fim de aprimorar a atuação e garantia dos direitos da população atípica em Manaus, como ressalta o vereador Sérgio Baré.
De acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2022, Manaus possui uma população de 27.636 pessoas diagnosticadas com Autismo. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância.
Pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
Rádio Rio Mar
Foto: Cleuton Silva/Dicom