O objetivo da proposta é incentivar o hábito pela leitura entre as crianças e adolescentes.

(Foto Divulgação)
O Projeto de Lei de número 417/2022 foi deliberado na última quarta-feira 23/04 na Câmara Municipal de Manaus – CMM. O PL propõe a criação do Programa Permanente de Incentivo à Produção Literária nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A proposta visa estimular a criatividade dos alunos, por meio de atividades literárias, como a produção de poemas, contos, crônicas e outras formas de escrita.

Autor do PL, vereador João Carlos/Republicanos (Foto Divulgação)
O autor do Projeto de Lei, o vereador João Carlos, do Republicanos, explica que o principal objetivo é estimular o hábito pela leitura, nos estudantes, desde as primeiras fases de aprendizado.
De acordo com a mais recente edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 53% dos brasileiros afirmaram não ter lido nenhuma obra literária nos três meses anteriores à pesquisa. Os dados acompanham outros indicadores, captados nos últimos anos, que apontam o declínio do hábito pela leitura no Brasil.
- Manaus é a sétima capital menos arborizada do país, e a terceira do Norte, aponta pesquisa do IBGE
- Em Envira, casal é preso por maus-tratos e lesão corporal contra duas crianças e uma adolescente
O autor da proposta destaca, ainda, que o PL também busca resgatar o contato com obras físicas e com ambientes voltados à literatura.
O projeto foi aprovado em 1ª discussão e vai à 2ª discussão na Câmara Municipal de Manaus.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar