CMM aprova empréstimo de R$2,5 bilhões da prefeitura de Manaus

A Câmara Municipal de Manaus aprovou, em regime de urgência, na sessão plenária desta terça-feira (25), pedido de empréstimos do prefeito de Manaus, Davi Almeida, que somam R$2,5 bilhões.

As propostas, aprovadas por maioria, permitem à administração municipal fazer empréstimos ao longo do mandato do prefeito, sem a necessidade de autorização prévia da CMM. Foram 30 votos a favor e 10 contrários.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), considerou a aprovação do empréstimo essencial para viabilizar investimentos estratégicos na capital.

Segundo ele, o município terá o valor disponível conforme a necessidade e destacou que o compromisso dos vereadores é garantir o uso responsável dos recursos, com foco na melhoria da cidade e da qualidade de vida da população.

Por outro lado, vereadores contrários a proposta afirmam que os projetos permitem à Prefeitura contrair empréstimos em condições que podem ser prejudiciais para a cidade.

Em seu discurso, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) disse que os projetos foram introduzidos de maneira inesperada, em um dia em que não havia previsão de discussões sobre o tema. Ele classificou a atitude como “uma verdadeira manobra”, apontando que a votação não teve a devida transparência, nem o debate necessário.

“Com a aprovação dos projetos, a Prefeitura poderá contratar empréstimos sem a obrigatoriedade de negociar as taxas de juros ou definir a instituição financeira, além de gerar mais dívidas para o município. É um cheque em branco para o prefeito, que terá total liberdade para contratar da forma que desejar”, afirmou o vereador.

Rodrigo Sá também ressaltou que o assunto não foi adequadamente discutido e que seria fundamental uma maior transparência e explicações por parte da Prefeitura e seus secretários.

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução

  • Sakuratoto