O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) multou, pela segunda vez, em R$ 3,6 milhões a empresa Claro/NET. A autuação é referente ao apagão de internet ocorrido em Manaus no dia 12 de fevereiro deste ano.
No início deste mês, o órgão já havia multado a empresa, com o mesmo valor, por um apagão também ocorrido em fevereiro. A empresa tem um prazo de dez dias para apresentar recurso ou responder à nova notificação.
A Claro/NET deve informar o número de consumidores afetados pelo apagão, e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas faturas que ainda vão vencer.
De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, os apagões de internet causaram prejuízos porque a população precisa deste serviço para trabalhar, estudar, além dos estabelecimentos que também foram afetados.
“Esses apagões de internet afetaram toda a população e causaram prejuízos, porque as pessoas precisam deste serviço para trabalhar, estudar, os estabelecimentos também amargaram prejuízos. Nas duas ocasiões, notificamos a empresa e não recebemos respostas satisfatórias, e isso resultou nas multas”, explica o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Histórico de apagão
Ainda em fevereiro, Manaus voltou a sofrer com um novo problema na internet. Diversos serviços foram afetados em vários pontos da cidade. Atendimentos em caixas eletrônicos e outros serviços on-line ficaram fora do ar.
As operadoras TIM, CLARO E OI apresentaram falha na conexão. O problema foi resolvido mais de 5 horas depois da queda.
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Fonte: Procon-AM
Fotos: Divulgação