Cirurgias de laqueaduras e vasectomias serão retomadas na Maternidade Nazira Daou

O programa Opera+ tem como meta realizar 112 procedimentos, por mês, pelo ambulatório de Planejamento Familiar da Maternidade Dona Nazira Daou. A ideia é reduzir o tempo de espera por laqueaduras e vasectomias, procedimentos que foram suspensos por conta da pandemia de Covid-19. Os atendimentos de intervenções cirúrgicas são direcionados para os processos que estavam abertos e aptos para a cirurgia, como explica a diretora da unidade hospitalar, Andrea Gonçalves Castro.

O secretário de Saúde do Estado e médico urologista, Anoar Samad, ainda esclareceu como funciona o procedimento de vasectomia e que os homens não precisam temer qualquer risco.

De acordo com os dados de 2019, foram realizados 529 procedimentos cirúrgicos, dentre esses foram 293 laqueaduras e 236 vasectomias na maternidade Nazira Daou. Já em 2020, no período de janeiro a maio, foram realizadas 108 laqueaduras e 56 vasectomias. A venezuelana Isis Febres, que mora em Manaus há três anos e já tem cinco filhos, procurou a realização da laqueadura em 2020, mas por conta da pandemia não pôde realizar a cirurgia. O procedimento da paciente está marcado para a segunda-feira.

O agendamento para laqueadura voltará no dia 4 de janeiro de 2022. Já o cadastro para a vasectomia continuará aberto presencialmente, por meio do ambulatório de planejamento familiar da Maternidade Nazira Daou, localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Os procedimentos cirúrgicos seguem as normas do projeto “Família Planejada”, previsto na Lei nº 9.263/1996 do planejamento familiar do Ministério da Saúde.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM