O Circuito Cultural Manaus 352 anos começa nesta sexta-feira (15) e é uma preparação para o aniversário da capital, no dia 24 de outubro. O evento é realizado pela Prefeitura e Governo do Amazonas na Avenida do Samba, em Flores. Os festejos vão até o dia 21 de outubro, a partir das 18h até às 23h.
O Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Cultura, Cândido Jeremias, explicou que esse é um evento teste e a programação é semelhante à ‘Feirinha do Tururi’, que, antes da pandemia, antecedia o Boi Manaus. “Com apresentações de boi, bandas de pagode, escolas de samba do grupo especial e do grupo de acesso. Então a gente montou uma vasta experiência de uma semana que antecede as comemorações do aniversário de Manaus nos dias 22, 23 e 24, em outra estrutura dentro do sambódromo”, afirma.
A prefeitura confirmou o tradicional Boi Manaus para o próximo fim de semana.
Confira a programação deste fim de semana:
Sexta-feira (15/10)
18h – Grupo Nosso Lance
19h – Escola de samba A Grande Família
20h – Jardel Bentes
21h – Leonardo Castelo / Batucada
22h – Paulinho Viana / Marujada
23h – Edilson Santana
Sábado (16/10)
18h – Escola de Samba Reino Unido da Liberdade
19h – Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida
20h – Helen Veras
21h – Mara Lima
22h – Carlinhos do Boi
23h – Prince do Caprichoso
Domingo (17/10)
18h – Mikael e Banda
19h – Escola de Samba Andanças de Ciganos
20h – Bumbás Brilhante, Garanhão e Corre Campo
21h – P.A Chaves
22h – Canto da Mata
23h – Grupo A Toada
Confira a programação completa até o dia 21 de outubro (clique aqui).
Adaptações pela pandemia
Para participar, é preciso fazer um agendamento, pois o espaço é limitado a 1.000 pessoas. O sistema de segurança sanitária será como no jogo do Brasil na Arena da Amazônia. É preciso estar com o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única contra a Covid-19. As pessoas que receberam a segunda dose em menos de 15 dias devem apresentar testes de Covid-19, com resultado negativo.
A Presidente da Ceesma (Comissão Executiva Das Escolas De Samba De Manaus) Didi Redman encara o Circuito como uma preparação para o Carnaval 2022, previsto para 19 de fevereiro.
Cuidados devem ser mantidos
O pesquisador do Observatório da Fiocruz Raphael Guimarães reforça as orientações sobre medidas protetivas contra a Covid-19 mesmo com a flexibilização.
“É muito importante, neste momento, que a gente permaneça utilizando a máscara em qualquer circunstância, mesmo nos ambientes abertos. Ele é aberto, mas aglomera pessoas. Então isso não impede que o vírus seja pulverizado e vá embora e não atinja as pessoas. Isso não é verdade. É preciso que a gente mantenha os hábitos de higiene. São coisas que a gente precisa levar como ensinamento para a vida”
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar