Cineteatro Guarany exibe documentários sobre cinema amazonense

O Cineclube de Arte apresenta, neste sábado (03), de 18h às 21h, a sessão “Cinema Memória” com obras do cineasta Sérgio Cardoso, no palco do Cineteatro Guarany, anexo ao Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro. Os filmes foram roteirizados e produzidos pelo diretor Sérgio Cardoso. A sessão tem classificação indicativa livre e entrada gratuita.

A exibição conta com três documentários sobre três personalidades essenciais na animação, na vivificação da produção, da exibição e da animação do cinema na Amazônia nos anos 60,70,80 e 90.

O objetivo é preservar o registro dessas personalidades que já se foram, o diretor e cineasta Sérgio Cardoso, destaca a beleza de poder observar que todos possuem uma vinculação espiritual com o cinema que carrega uma relação histórica.

Durante muitos anos, quando não havia televisão, não havia essa comunicação universal que existe hoje, nós tínhamos o rádio e o cinema como grande fonte de inspiração, lembra o cineasta.

Filmes que serão exibidos: 

“José Gaspar – O Cinéfilo Amazonense” (2018) – Direção: Sérgio Cardoso – Documentário – Entrevistado: José Gaspar com classificação etária livre.

“Arte, Cultura e Tradição no Amazonas de Luiz Maximino de Miranda Correa Neto” (2022) – Direção: Sérgio Cardoso – Documentário – Entrevistado: Luiz Maximino de Miranda Correa Neto com classificação etária livre.

“Joaquim Marinho – O Comunicador Cultural do Amazonas” (2018)  Direção: Sérgio Cardoso – Documentário – Entrevistado: Joaquim Marinho com classificação etária livre.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação