Cinco pessoas foram presas e 1 segue foragido após “Operação Aliquam”

Na manhã dessa terça-feira(06/07) foi deflagrada a “Operação Aliquam” que investiga crimes de estelionato contra o Banco do Brasil. A Delegacia Especializada em Repressão à Crimes Cibernéticos cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e prisão. Um deles foi cumprido em Manaus e os outros no município de Manacapuru.

Segundo o secretário de Segurança do Estado Louismar Bonates, houve aumento de crimes Cibernéticos no estado.

“Essa é uma resposta da polícia para dar um basta nessa situação e devolver a tranquilidade para as pessoas que utilizam a internet”, afirma Bonates

Conforme o titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), o delegado Heron Ferreira, o esquema foi denunciado em janeiro deste ano e começou a ser investigado em conjunto com a Especializada de Roubos e Defraudações(DERD).

“A maioria das vezes são usadas identidades dos laranjas, com endereços falsos, holerites falsificados e isso era mandado online e o Banco liberava e eles sacavam”, explica o delegado.

Entre os presos estava um servidor dos Correios que fazia o desvio do cartão enviado por correspondência. Os desvios causaram o prejuízo de aproximadamente R$500 mil ao banco.

Conforme a SSP as investigações continuam e os presos cumprirão prisão temporária pelos crimes de estelionato e organização criminosa.

Ouça a matéria completa: 

Vitória Lima – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/SSP