Cientista Político avalia impactos para a Amazônia após mudança na corrida presidencial dos EUA

Na avaliação do especialista, pouco foi feito pela Amazônia por parte dos dois últimos presidentes americanos.

(Foto: Jonathan Ernst)

(Foto: Jonathan Ernst)

Nesse domingo 21/07, o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou pelas Redes Sociais, a sua desistência na busca pela reeleição ao cargo de Presidente do país. As eleições presidenciais americanas ocorrem em novembro deste ano. A renúncia de Biden repercutiu rapidamente em todo o mundo, inclusive na Região Amazônica, gerando expectativas quanto às políticas internacionais voltadas à Amazônia.

Kamala Harris, atual Vice-Presidente dos EUA, é a mais cotada para disputar o cargo com o ex-presidente americano e candidato dos Partido Republicano, Donald Trump. O cientista político, Helso Ribeiro, explica que nas duas últimas eleições presidenciais americanas, a Amazônia foi tema dos debates, porém, na sua avaliação, pouco foi feito pela região por parte dois últimos presidentes americanos.

Ainda segundo o especialista, o sistema eleitoral americano é bem diferente do brasileiro.

Além do combate ao desmatamento e a preservação da Floresta, outro desafio é o desenvolvimento sustentável da Região Amazônia. A expectativa, agora, é aguardar a indicação do novo candidato ou candidata do Partido Democrata, e suas propostas para a Amazônia.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar