Pelo menos sete prefeituras de capitais do Brasil já confirmaram que não pretendem fazer festas de Réveillon 2022. Elas devem permitir comemorações particulares, de acordo com protocolos específicos. Mas não vão organizar shows para evitar aglomerações. No máximo farão shows com fogos de artifício. Outras 6 capitais anunciaram planos para o Réveillon, inclusive com shows e, por enquanto não pretendem fazer mudanças. São elas: Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo
Em Manaus o vereador Rodrigo Guedes (PSC) entrou com uma ação na Justiça pedindo o cancelamento de festas de fim de ano e do Carnaval em Manaus. A ação ajuizada pelo vereador traz como justificativas uma possível nova onda da pandemia causada pela variante Ômicron e o cancelamento do Réveillon e do Carnaval de 2022 em outras cidades do Brasil.
Guedes destacou ainda que além das festas colocarem em risco sanitário os cidadãos, mesmo que vacinados, a falta de transparência é ilegal e imoral e prejudicial a população, que precisa saber como o dinheiro público está sendo investido. Para o vereador Sassá (PT), a vacinação deve ser incentivada para que o público possa participar das festas de fim de ano.
O prefeito de Manaus, David Almeida, declarou no início da semana, que a prefeitura analisa a liberação das festas de fim de ano com cautela e trabalha, junto à Secretaria Municipal de Saúde com base em dados estatísticos e de contágio da nova variante Ômicron. Segundo o prefeito, a decisão sobre a realização ou cancelamento do evento será tomada e divulgada entre os próximos dias 10 e 12/12.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Semcom