Moradores de um bairro do município de Jutaí, no interior do Amazonas estão preocupados com o risco iminente de parte das casas que ficam na margem do Rio Solimões desmoronar. A preocupação da população é que aconteça o mesmo o que aconteceu na cidade de Beruri, quando uma comunidade inteira desapareceu durante o fenômeno das “Terras Caídas”.
Os moradores da cidade de Jutaí estão em alerta. As casas ficam na beira do Rio Solimões estão sendo desmoronando desde fevereiro. A preocupação, agora, é que o fenômeno das “Terras Caídas” possa provocar um destruição maior, como a que aconteceu na cidade de Berurui, onde uma comunidade inteiro foi arrastada para dentro do rio Purus. O Mototaxista, Antônio Silva teme que a erosão que atinge a orla da cidade, atinja sua casa.
A cidade de Jutaí possui cerca de 27 mil habitantes e a área afetada pelo desmoronamento atinge cerca de 50 famílias do município. O deslizamento de terra é progressivo e vem se agravando desde de fevereiro, como explica o morador Ronaldo Lima.
Em março deste ano, a Defesa Civil de Jutaí emitiu um alerta sobre a erosão na margem fluvial da cidade. Na época, a Prefeitura de Jutaí decretou situação de emergência na área afetada. Alguns moradores chegaram a realizar um cadastrado para receber apoio, mas até hoje, nada foi feito. Engenheiros do município chegaram a visitar a área com risco iminente de desbarracamento e monitoram a situação, mas a sensação de insegurança é grande entre os moradores, como afirma Antônio Silva.
A preocupação da população é que aconteça o mesmo o que aconteceu na cidade de Beruri, quando uma comunidade inteira desapareceu durante o fenômeno das “Terras Caídas”.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Dilvulgação/Internet